MENSAGEM DE BOAS VINDAS


AMIGOS VISITANTES SEJAM BEM VINDOS AO MEU BLOG.

O texto transcrito a seguir resume bem o espírito e a motivação desse blog.

"É certo que todo motociclista é um sonhador e adora estar na estrada montado na sua moto, sentindo o vento nos poros, os raios de sol e os pingos da chuva no rosto, a poeira no capacete e as novidades que cada curva lhe reserva. Porém, nem sempre isso é possível e nem todo dia pode-se curtir um tempo fora da rotina habitual. Por isso, nada pode ser mais agradável do que acompanhar os relatos das viagens daqueles que estão na estrada. Assim é que o verdadeiro motociclista não viaja o tempo todo fisicamente, mas é capaz de, a qualquer momento, colocar os alforjes imaginários na sua moto e embarcar em sonhos e viagens alheias, percorrendo os caminhos pelas descrições, visitando os lugares por fotos, deliciando-se com os sentimentos vividos pelos outros motociclistas que relataram suas aventuras. Acaba assim também sonhando, vivendo, revivendo e rememorando suas próprias viagens. Ao final, lá fundo da sua imaginação, abre um sorriso largo do tipo completamente realizado."

Crédito: O texto acima foi copiado do site dos “Fazedores de Chuva” ( http://www.fazedoresdechuva.com/ ) e sofreu algumas pequenas adaptações feitas por mim.

Obs: “Fazedores de Chuva” é o nome de um seleto grupo de motociclistas do mundo todo, os quais tiveram a coragem e o privilégio de cruzar com suas motos, de ponta a ponta, os três continentes americanos, rodando desde Ushuaia no extremo sul da patagônia Argentina até Prudhoe-Bay, no gelado extremo norte do Alaska.

.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

1 - ALGUMAS PALAVRAS SOBRE O AUTOR – Brasíla 12/12/2011



ALGUMAS PALAVRAS SOBRE O AUTOR

Meu nome é Pedro Humberto Lobato Benedito (PHD Pedro) e sou nascido em São João Del-Rei, MG. Atualmente estou com 58 anos de idade muito bem vividos e me considero plenamente realizado. Tive que tentar duas vezes antes, mas agora, no terceiro casamento, estou muito bem casado e feliz. Para completar tenho três filhos maravilhosos e uma netinha linda. A segunda já está a caminho.

Na minha infância em São João primeiro eu quis ser padre. Depois quase virei pintor ao ganhar uma medalha de prata quando expus um de meus quadros no salão de belas artes de Juiz de Fora. Graças a Deus não fui uma coisa nem outra. Padre não daria certo, pois sempre gostei muito de mulher e coitada das freiras se eu tivesse sido padre. Pintor no Brasil, com raras exceções, passa fome, portanto também não teria dado certo.

Depois de presenciar pela primeira vez uma apresentação da antiga Esquadrilha da Fumaça e assistir por mais de dez vezes o filme “Crepúsculo das Águias”, felismente resolvi que queria mesmo era ser aviador. Desde então “ser aviador” passou a ser meu sonho de todas as horas. Isso foi na década de 60. Em 1970 passei no concorrido exame para Escola Preparatória de Cadetes do Ar em Barbacena e ingressei na FAB. Em 1973 fui para Natal onde, no Centro de Formação de Pilotos Militares, aprendi a voar meu primeiro avião, o T-23 Uirapuru. De Natal, em 1974, fui para a Academia da Força Aérea na cidade de Pirassununga e lá voei o meu primeiro avião a jato, o T-37. Em dezembro de 1976, com muito orgulho, me formei e fui declarado Aspirante a Oficial Aviador da FAB. O primeiro sonho estava realizado e então passei a sonhar  ser um “piloto de caça”. Em 1978 fui escolhido para fazer o curso de caça em Fortaleza e então pude realizar o segundo maior sonho da minha vida. Como tenente e capitão aviador tive a oportunidade de voar diversas aeronaves convencionais e jatos, entre elas F-5 Tiger, uma aeronave supersônica de fabricação americana. Fui piloto de caça por 10 anos e nesses tempo fiz muita navegação rasante a mais 800 km por hora e inúmeros combates aéreos contra os F-103 Mirage de Anápolis, também lancei muitas bombas e foguetes e dei muito tiro de canhão 20 mm com balas traçantes. Fiz tudo que sonhava como piloto de caça.

Mais tarde, em 1996, já fora da aviação de caça e como Tenente Coronel, tive a honra ser escolhido para trabalhar na Presidência da Republica onde pilotei o Boeing 737 presidencial. Por quatro anos voei pelo Brasil e mundo afora transportando o presidente Fernando Henrique Cardoso.

Em 2002, como Coronel, fui escolhido para representar o Ministério da Defesa brasileiro na Junta Interamericana de Defesa, órgão militar da OEA localizado em Washington, USA, onde morei por 2 anos com minha atual esposa e meus três filhos. Depois de 35 anos na Força Aérea, em março de 2005, passei para a reserva da FAB no posto de Coronel. 

A partir daí passei a aproveitar a nova disponibilidade de tempo para gerenciar a construção do meu terceiro sonho. Seguindo um projeto que eu mesmo havia desenhado e aperfeiçoado ao longo dos últimos dois anos, passei a construir minha casa em um condomínio de Brasília. Naturalmente comecei a envolver-me nos assuntos do condomínio e em julho de 2005 acabei sendo eleito para administrar essa pequena cidade com mais de 1.200 casas de classe média. Em março de 2011, depois de três mandatos muito bem sucedidos como Diretor Administrativo do condomínio, por força da convenção, eu não poderia mais ser reeleito para o cargo e tive que sair. Diante disso, me vi aposentado pela segunda vez. Na ocasião pensei que isso seria ruim, mas acabou sendo muito bom. Passei a ter mais tempo para fazer outras coisas interessantes, entre elas, principalmente, passear e viajar de moto.

 
MINHA VIDA DE MOTOCICLISTA E A PAIXÃO PELAS HARLEYS

Comprei minha primeira moto em 1977, logo que me formei e quando ainda era aspirante. Era uma Honda CB 125 usada. Depois de um belo tombo em Natal, onde só não machuquei seriamente por que Deus não quis, vendi a CB 125 toda amassada e comprei uma Honda Turuna 125 vermelha zerinho, com a qual fiquei vários anos. Em 1982, quando já morava em Canoas no Rio Grande do Sul, troquei a Turuna por uma Honda CB 400 prata, que na época era considerada um “motão”. Nesse tempo eu usava minhas motos basicamente para ir de casa ao trabalho e só eventualmente fazia alguns pequenos passeios por perto de casa, nos fins de semana. Viajar de moto não era coisa comum como hoje em dia. Em 1985, depois colecionar alguns bons sustos de moto, caudados principalmente pelos arroubos da juventude, vendi a CB 400. Desde então, durante 20 anos, passei a ser um “sem moto”.

Foi somente em 2005, por influencia de dois grandes amigos, o PHD Luiz Vitor e o PHD Ricardo, que comprei minha quarta moto, a primeira de estilo custon. Sai com o Luiz Vitor para comprar uma Honda Shadow 600 usada e voltei para casa com um Honda Shadow 750 novinha, preta. Com ela fiz minha primeira viagem de moto. Fui junto com outros 20 motociclistas do QC Moto Clube de Brasília para Campos do Jordão, onde participamos de um HOG Hally da Harley. Desde então fiquei apaixonado por viajar de moto e durante o HOG apaixonei-me pelas motos Harleys Davidson. Havia mais de mil delas em Campos do Jordão. Ao voltar da viagem vendi a Honda Shadow e comprei minha primeira moto de verdade - uma Harley Davidson.

Assim como a primeira namorada, a primeira Harley agente também nunca esquece. Minha quinta moto e primeira Harley  foi uma HD Eletra Glide 1998  linda que apelidei de "Negona" e estou montado nela na foto acima. Comprei do PHD Chico, do Moto clube Águias de Ouro de BH. Era um brinco de moto, super conservada e com pouco mais de 21.000 km rodados. Era preta também, é claro, pois como diz meu amigo PHD Ricardo, moto da Harley pode ser de qualquer cor desde que seja preta. Em 2009, muitas belas viagens e passeios depois, foi com tristeza que a vendi para o PHD Douglas Saito de São Paulo, que a comprou para resentear seu pai. Ambos acabaram ficando meus amigos. Na verdade só vendi a Negona para comprar uma outra Harley. Ela é minha sexta moto e é outra HD Eletra Glide preta, a Negona II. Dessa vez zero km, com freio ABS e piloto automático.

Já fz varias varias viagens maravilhosas pelo Brasil com a Negona II desde que a comprei e janeiro de 2010 tive a oportunidade de ir com ela até a Argentina onde participei do Primeiro Encontro de Harleyros de Mar de Prata. Rodei mais de 9.000 km nessa viagem maravilhosa. Desde então fiquei ainda mais apaixonado pelas motos Harley, tanto que em agosto de 2010 comprei minha sétima moto e terceira da Harley. Dessa vez foi uma HD Heritage Classic, também preta e linda, a qual eu chamo de “Neguinha”. A Heritage é uma excelente moto para passeios e viagens não muito longas com garupa.

Hoje estou com as duas Harleys na garagem e não me canso de admirá-las. Todo dia consigo achar uma desculpa para dar uma volta nelas, nem que seja aqui por perto de casa mesmo. Esse ano já fiz inúmeros passeios de fim de semana na Neguinha indo a varias cidades vizinhas de Brasília junto com a turma do PHD-DF. Também realizei duas viagens maiores com minha  “querida” esposa na garupa da Negona II. Em agosto fomos com mais quatro amigos ao encontro anual dos PHD,s em Blumenau rodando mais de 3.700 km e passando na ida pela BR 476. Essa estrada foi apelidada de “Rastro da Serpente” devido as suas mais de 450 curvas num trecho de apenas 160 km entre as cidades de Apiaí e Curitiba. A estrada exige tanta pericia na pilotagem da moto que depois de passar por lá sem cair o motociclista faz jus a um diploma especial oferecido pelo PHD Chico, líder do PHD-Brasil. Em novembro fomos ao Rio Harley Days liderando vários amigos PHD,s de Brasília e rodamos mais de 2.400 km.

Digo sempre aos meus amigos “sem Harley” que o grande diferencial de ter uma moto Harley Davidson não é só o fato de possuir uma verdadeira lenda do motociclismo mundial, mas também a oportunidade de através da paixão pelas Harleys fazer muitas novas e excelentes amizades. Hoje, indiscutivelmente, eu e minha esposa temos um círculo de ótimos casais amigos muito maior do que antes de comprarmos nossa primeira Harley. Isso não tem preço e por si só já valeria ter uma Harley, mas não é só isso. O prazer de possuir e pilotar uma dessas lendárias e maravilhosas máquinas da Harley Davidson é algo indescritível em palavras e só aqueles poucos privilegiados que possuem uma Harley conseguem entender isso, pois ser Harleyro é acima de tudo uma paixão. As outras motos são "as outras", que me desculpem os motociclistas que possuem outras marcas. Um dia eles terão uma Harley e irão entender o que estou dizendo.

9 comentários:

  1. GOSTEI MUITO E VOU ACOMPANHAR.

    ResponderExcluir
  2. Buenas
    Caro Pedro Humberto Lobato Benedito, meu nome é Dante Iuri Ponsi Trindade, sou motociclista apaixonado por estrada (Motociclista por vocação, Advogado por necessidade) atualmente sou Procurador Municipal lotado na Autarquia de geração e distribuição de energia elétrica do Município o DEMEI, gosto muito de aviação e de viajar de avião, tenho um sonho para o futuro (tão logo encaminhe minhas quatro filhas de tentar aprender a voar. Muito legal teu projeto de passeio, vou acompanhar o blog. Vi que há previsão de passagem por Ijuí, temos um moto-grupo aqui na cidade que se chama Zangões do Asfalto (em alusão a cidade de Ijuí que é considerada a colméia do trabalho). Temos por costume recepcionar o pessoal que por aqui passa e se tiverem tempo gostariamos muito de organizar algo para os amigos, bem como estamos a disposição para ponto de apoio se precisarem de algo na região, temos uma rede grande de contatos com motociclistas de todo o estado, podendo auxiliar em questões relativas a serviços e o que mais for necessário. No mais tudo de bom e boa viagem.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Barbaridade.
    Segue email se precisar de algo.
    Dante Trindade

    email dtrindade@superig.com.br

    ResponderExcluir
  4. Prezado Dante,

    Muito obrigado pelos votos de boa viagem. Anotei seu email. Vamos passar por Ijui de passagem, seria um prazer conhecer voce e seu grupo mas não vamos ter tempo de parar aí. talvez só para abastecer. Mande seu celular e se der eu te ligo para avisar a hora que passaremos aí. Um abraço. PHD Pedro.

    ResponderExcluir
  5. Caro Pedro,

    Também sou Pedro, tenho a mesma idade que você, e também o sonho de viajar até Ushuaia de moto. Sou PHD em BH e gostei de conhecer o seu planejamento e roteiro. Fiquei interessado em detalhes sobre o trecho de rípio - como vocês pensaram para o enfrentamento deste tipo de terreno, já que não é o mais adequado para as HD. Eu e um amigo temos planejado esta viagem ao longo de 2011 e a idéia era sair de BH no dia 27 de janeiro de 2012, mas temos somente 20 dias para a viagem, o que talvez inviabilize desta vez. Assim, vou acompanhar a sua viagemn pelo blog. Desejo ótimo viagem para vocês.

    ResponderExcluir
  6. Olá Pedro, sou de Brasilia e estou indo dia 30 para Ushuaia, quando chegar por lá mande um sinal de fumaça e vamos nos conhecer, adorei a ideia se sua aventura. Meu email é lygitirana@gmail.com , não sei se conhece o cel.av. Augusto Lira da FAB, é um amigo meu, vi que era da FAB por isso estou usando essa referencia. Boa viagem. Nos vemos no Fim do mundo. :-)

    ResponderExcluir
  7. Oi Pedro Humberto,Rui e CLaudinho;
    Saudades de vcs. Vi o comentário da Angel Ly Gitirana e achei esta moça muito abusadinha e oferecida. Cuidado aí rapazes lembrem-se
    que a aventura de vcs é de MOTO. Só MOTO saí fora das oferecidas da vida. Juízo.
    Bjos.... SUELY

    ResponderExcluir
  8. Boa Suely....
    kkkkkk
    Deve ser uma das esposas.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Pedro, por coincidência, procurando informações e conhecimentos sobre viagens ao USHUAIA, achei o seu Blog e acho que temos algo em comum. Também sou militar da FAB, Capitão Aviador, piloto de caça, atualmente servindo no 1°GAVCA, em santa cruz-RJ, voando F-5M.
    Mais coincidência ainda, é que estou com uma viagem ao USHUIA para janeiro de 2013, com minha Harley. A programação é praticamente igual a sua, mas sairei do RJ.
    Se não se importar, gostaria do seu email para tirar algumas dúvidas e assimilar experiências.
    Meu email é guima.f5.hd@gmail.com
    SENTA A PÚA!!!

    ResponderExcluir